sábado, 16 de julho de 2011

DECLARAÇAO UNIVERSAL DOS DEVERES HUMANOS


Sobre os direitos humanos ..
Outro dia, andando pelo parque do Flamengo, no Rio de Janeiro, me deparei com belas flâmulas onde se lia  a declaração universal dos direitos humanos.
Li uma a uma e ao terminar, dei meia volta em meu caminho pensando encontrar no outro lado de cada  flâmula a segunda parte do documento :
A declaração universal dos deveres humanos...
Do outro lado, lia-se novamente a mesma declaração.
Não existe a declaração dos deveres humanos?
Me sonegaram essa parte, ou seria ela a outra face que devo dar a tapa baixando a cabeça ,  e me curvando ao fato de não existirem deveres que correspondam a esses direitos?
Seriam eles tão óbvios que seria redundância mencioná-los?
Contaram isso as associações de defesa desses direitos?
Será que estou sendo cruel, preconceituoso, fascista ,  ou coisa do gênero?
Será que a lei da ação e reação tem que ser revista?
Em um momento em que se clama tanto por direitos, ha que se pensar nos deveres, senão, continuaremos descompensados.
A balança da justiça não pode pender para um lado apenas, deve estar zerada.

Vamos viver plenamente o hoje sabendo que o amanha apesar de ser apenas uma possibilidade, é também uma conseqüência...
(Roberto Calegari)


Um comentário:

  1. Querido Roberto,
    Penso muito a respeito dos deveres (obrigações) humanas, pois afinal sem deveres não há direitos, pois sempre alguém vai pisar no calo de alguém.
    Pelas pesquisas que fiz, não achei em NENHUM lugar algo que falasse a respeito... no Brasil.
    Mas me acalmei em saber que (em algum lugar do mundo) nem tudo está perdido (leia o link: http://www.ourcivilisation.com/cooray/btof/chap226.htm).
    Beijos.

    ResponderExcluir